Empresas

Quer encontrar um Freelancer? Pergunte-me como

24/07/2016

- Defina claramente escopo e cronograma do projeto. 

Para evitar qualquer confusão, ainda mais se o freelancer estiver trabalhando remotamente, é fundamental deixar bem claro o escopo do projeto, dar orientações transparentes e definir prazos para a sua conclusão. Isso garante o bom andamento de qualquer job.

- Os direitos sobre o trabalho são seus. 

Ok que é um trabalho artístico, autoral mas é um serviço pelo qual você não quer pagar de novo, quer? Então, elabore um documento legal afirmando que todo o trabalho concluído pertence a você que é o contratante. O freelancer deverá assiná-lo. Isso protege você e sua empresa sobre problemas que possam ocorrer mais pra frente.

- Seja bem crítico ao escolher um Freelancer. 

Não basta o freelancer ter um portfólio fantástico. Analise se ele tem uma boa reputação, ou seja, se ele foi bem avaliado por outros clientes. De nada adianta ele ter um bom trabalho se não cumpre com os prazos. Isso pode colocar seu projeto em risco. Confira sua reputação também sobre esse aspecto.

- Não decida baseado apenas no preço. 

Não escolha um freelancer com base unicamente no preço. Você até pode encontrar alguém que vai cobrar a metade do preço de uma pessoa mais experiente, mas cuidado. Pode ser que o resultado final também tenha a metade da qualidade.

- Contrate sempre seguindo a lei. 

Um freelancer funciona como um prestador de serviços qualquer. Ou seja, tem um negócio próprio e claro, assume suas obrigações relativas a impostos etc. Faça o certo. Exija sempre a emissão de uma nota fiscal. Assim, tanto sua empresa como o freelancer estarão seguindo a lei e garantindo que não vão ter dor de cabeça no futuro.